terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tux Paint - Editor de imagens no Linux


Possui algumas ferramentas, como: pintar (com diferentes formas de linha, pincéis, diversos recursos, como: carimbos de gato e coelho, folhas, entre outros), carimbos (nele aplicam-se diversos modelos de desenhos onde podemos escolher seu tamanho e disposição no texto), linhas (de diversas espessuras e cores), formas (diversas formas com contorno o preenchidas), texto (diversos estilos de letra, e diversos tamanhos), mágicas (diversos recursos, como: preencher, grama, tijolos, arco-íris, fagulhas, borrar, clarear, espelhar, girar, entre outros), desfazer, refazer, borracha (com diversos tamanhos e dois formato (círculo e quadrado), novo, abrir, guardar, imprimir e sair.
O Tux paint é um programa extremamente rico em figuras prontas (carimbos). Trabalhei com alunos de 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º série no Laboratório, onde solicitei a eles que fizesse um desenho sobre o meio ambiente, pois estávamos próximos da data, utilizando os recurso disponíveis no programa, eles adoraram os recursos do tux e fizeram lindas paisagens.
Um dos pontos negativos do Linux é que não nos permite capturar a imagem através do print screen, como fazemos no Windows.

Nenhum comentário: